Conheça Camilo Cristófaro

Camilo Cristófaro Martins Junior é paulistano, nascido no  bairro histórico do Ipiranga em 18 de novembro de 1960. É um advogado formado em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e político brasileiro. Foi eleito Vereador em 2016 e reeleito nas eleições 2020, sendo o mais votado na região do Ipiranga.

Líder da bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara Municipal de São Paulo, ficou conhecido por criar a página no facebook Cotidiano do Trânsito em 2015, onde denuncia ativamente a “indústria da multa” por sua excessiva quantidade de radares na cidade de São Paulo.

É também o colecionador do Museu do Fusca, localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Fundou e presidiu o Movimento Juventude Janista aos 18 anos de idade e, aos 25 anos, foi nomeado o único oficial de gabinete do Prefeito Jânio Quadros, seu grande mentor na vida pública.

Pratriotismo, coragem, seriedade, dom de execução, amor aos temas públicos e o cuidado com a cidade são traços que Camilo herdou de Jânio Quadros.

 

História de vida

Estudou o Ensino Fundamental I no Colégio São Francisco Xavier e o Fundamental II e Médio, no Colégio Dante Alighieri. É formado em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), portador da OAB 117.131/SP.

Camilo acompanhou a amizade entre Jânio Quadros, sua esposa Dona Eloá e os seus pais, durante a infância.

De 1954 a 1958, o então Capitão e ex-coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo Camilo Cristófaro, pai de Camilinho, ocupou o cargo de ajudante de ordens no gabinete de Jânio Quadros, eleito Governador do Estado de São Paulo.

Camilo Cristófaro é Paulistano nascido no bairro do Ipiranga. Desde seus 26 anos de idade já atuava no cenário político ao lado de Jânio Quadros. Conheça mais sobre a história deste grande Vereador.

Trajetória Política

Movimento Juventude Janista

 

Em 1978, iniciou-se o período no qual Camilo Cristófaro acompanhou o ex-presidente às inúmeras palestras que Jânio Quadros ministrava nas Universidades.

Com apenas 18 anos Camilo, fundou e presidiu o Movimento da Juventude Janista (JJ). Formada por 50 mil jovens integrantes oriundos de diversos estados, a JJ apoiou, defendeu e disseminou os ideais e propósitos de Jânio pelo Brasil.

Em 1985, Jânio Quadros, eleito Prefeito da Cidade de São Paulo, nomeou Camilo como seu único oficial de Gabinete.

O Vereador declara que o convívio com a grande figura pública de Jânio Quadros foi a herança que inspirou o político, já que o acompanhou politicamente de 1978 a 1990.

Camilo Cristófaro é Paulistano nascido no bairro do Ipiranga. Desde seus 26 anos de idade já atuava no cenário político ao lado de Jânio Quadros. Conheça mais sobre a história deste grande Vereador.

Cargos de Destaque

Foi Procurador do Estado entre 1991 e 1992, e Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São Paulo, 2007 a 2014.

Em 2000 foi Presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), por um mês, como interventor do prefeito da época, Celso Pitta, desembargador Régis de Oliveira.

Em seguida, no ano de 2001, atuou como chefe de gabinete da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo.

Entre 2002 a 2004, ocupou a diretoria  da Empresa de Tecnologia, Informação e Comunicação do Município de São Paulo, PRODAM.

No ano de 2006, Camilo Cristófaro foi convidado a assumir, a partir de 2007, a Chefia de Gabinete da Presidência da maior Casa Legislativa Municipal da América Latina e a terceira mundial. Em 500 anos da história da Câmara Municipal de São Paulo foi o único a permanecer na Casa por 6 anos, o que jamais havia acontecido antes, nas gestões de Antonio Carlos Rodrigues (PR), de 2007 a 2010, e de José Américo (PT), em 2013 a 2014.

Cotidiano no Trânsito

Iniciou a sua luta contra a indústria das multas, em março de 2015, quando criou a página no Facebook 'Cotidiano no Trânsito', que hoje conta com 200mil seguidores. Desde então, Camilo Cristófaro tem se mantido atuante na luta contra a indústria das multas na cidade de São Paulo, além de um grande defensor do respeito aos motoristas paulistanos que trafegam nas vias da capital e nos corredores localizados nos municípios vizinhos.

Sinalizou corretamente o radar que mais multava no Brasil, da alça da 'Ponte das Bandeiras', cuja placa com a restrição da via encontrava-se instalada irregularmente em local posterior ao equipamento e sem a visualização dos motoristas. Instalada em 2019, a nova sinalização promoveu a diminuição de 56% das multas.

Destinou emendas parlamentares para sinalizar a Rodovia dos Imigrantes no trecho sentido litoral/capital, próximo ao Viaduto Matheus Torloni, deixando claro aos motoristas as velocidades máximas permitidas na via.

Atuação como Vereador

 

Em 2016, Camilo Cristófaro foi eleito Vereador, líder da bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara Municipal de São Paulo e acumulou conquistas e expressivas realizações em seu primeiro mandato.

Destacou-se pelo constante contato e proximidade com os munícipes, por seu perfil executor, sua presença em sessões plenárias e comissões internas na Câmara Municipal de São Paulo, bem como nas atividades externas. Foi co-relator da importante CPI das Antenas e participou da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente.

Apresentou mais de 20 Projetos de Lei, possui 14 Leis aprovadas, disponibilizou cerca de 45 emendas e intervenções, encaminhou mais de 3.633 ofícios com solicitações de munícipes às Subprefeituras, SPTrans, ILUME, CET e para as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Mobilidade e Transportes, Segurança Urbana, Verde e Meio Ambiente, Assistência e Desenvolvimento Social, Habitação e Esportes e Lazer.

 

Compromisso

Defende

Ciente das necessidades de melhorias na cidade de São Paulo, Camilo Cristófaro quer continuar trabalhando em favor dos munícipes, de melhorias em UBSs,  da implantação de lombadas eletrônicas, contra o descarte ilegal de entulhos e permanece na luta contra a indústria das multas e em defesa do respeito aos motoristas da cidade de São Paulo.

 
  • A implantação de lombadas eletrônicas;

  • Bolsões de estacionamento para os motofrentistas no centro da cidade e centros comerciais;

  • Semáforos inteligentes (onda verde) em favor do trânsito;

  • A implantação do Espaço Kids em outras Unidades Básicas de Saúde para humanizar o sistema;

  • O aumento dos serviços para idosos:

    • Programa do Acompanhante ao Idoso (PAI)

    • Unidade de Referência do Idoso Frágil (URSI)

    • Atendimento domiciliar com outros cuidados

    • EMADI

Saiba mais!

 
Clique na imagem para conhecer os trabalhos
Jornal.png
Saúde.png
Multas.png
Motofretistas.png

VEREADOR CAMILO CRISTÓFARO

  • TikTok
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter