top of page

Avança Saúde SP amplia oferta de cirurgias eletivas e exames em Hospitais Dia da cidade

Objetivo é agilizar o tempo médio para a realização de procedimentos de baixa e média complexidade



Para ampliar a oferta de exames e cirurgias eletivas de baixa e média complexidade no município de São Paulo, o Prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, anunciaram a expansão do programa Avança Saúde SP, com a realização dos atendimentos nos 13 Hospitais Dia (HDs) da capital. O objetivo é agilizar as cirurgias de maior porte ou de pacientes idosos ou com comorbidades que necessitam ficar internados.


As avaliações clínicas, exames laboratoriais e validações cirúrgicas dos pacientes começam nesta quarta-feira (14). Já as cirurgias começarão no início de agosto. Entre os procedimentos previstos estão cirurgias pediátricas, ginecológicas, vasculares, de varizes e cirurgias gerais. Entre os exames previstos estão colonoscopia, endoscopia digestiva alta, laringoscopia, nasofibrolaringoscopia, nasofibroscopia e histeroscopia.


Outra meta é acelerar a realização de exames para colonoscopia e endoscopia digestiva alta de pacientes que necessitam fazer o procedimento internados. Também poderão ser feitas intervenções de cabeça e pescoço.


Na rede municipal, por meio da Secretaria da Saúde, de janeiro a maio de 2021, mesmo com a pandemia de Covid-19, foram realizadas 318.862 consultas, 216.752 exames e 6.784 cirurgias eletivas.


“Em função da queda dos números da pandemia em novembro e dezembro, São Paulo retomou o processo de eletivas e não paramos mais, justamente para dar fluxo e prestar atendimento aos dez mil novos pacientes que entravam a cada mês na fila”, explicou Edson Aparecido.


Com as novas estratégias, cinco unidades passam a trabalhar 24 horas por dia:

1. São Miguel (Zona Leste), 2. Vila Guilherme/Vila Maria (Norte), 3. Butantã (Oeste), 4. Ipiranga-Dr.Flávio Gianotti (Sul) 5. Cidade Ademar (Sul)


Para que essas Unidades passem a atender 24 horas por dia, sete dias por semana serão investidos pela gestão municipal R$ 4 milhões por mês, inclusive com a contratação de equipes.


Além dos cinco HDs, outras oito unidades que vão funcionar em horário estendido, das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira:


1. Itaim Paulista (Zona Leste) 2. São Mateus (Leste) 3. Brasilândia / Freguesia do Ó (Norte) 4. Penha (Leste) 5. Mooca (Leste) 6. Vila Prudente (Leste) 7. Campo Limpo (Sul) 8. M'Boi Mirim I (Sul)


Fonte: https://www.capital.sp.gov.br/noticia/avanca-saude-sp-amplia-oferta-de-cirurgias-eletivas-e-exames-em-hospitais-dia-da-cidade

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page