top of page

Carteirinha de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista pode ser emitida em SP

O documento permitirá que cidadãos com TEA tenham atendimento integral, prioritário e humanizado nos serviços públicos em todo o estado

O estado de São Paulo está oferecendo, por meio da unidade do Poupatempo no Canindé, carteira de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O serviço será estendido para mais 25 postos de forma gradativa.


O documento, idealizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, permitirá que cidadãos com TEA tenham atendimento integral, prioritário e humanizado nos serviços públicos em todo o estado.


Para obter a identificação especial, o interessado deve acessar o portal Ciptea (https://ciptea.sp.gov.br), criado pela Prodesp. O login será feito pela plataforma Gov.br, que possibilita ao cidadão paulista acessar, por meio de identificação única, serviços disponibilizados pelo governo estadual.


Em seguida, basta preencher o formulário e anexar os documentos solicitados (foto de rosto e laudo médico). A validação e a aprovação dos pedidos será feita pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Após esse período, o documento já se encontrará disponível para download e impressão.


Como pessoas com deficiência têm direito a atendimento preferencial nos postos do Poupatempo, a unidade do Canindé, na zona norte da capital paulista, será a primeira a oferecer o serviço de orientação para solicitação e cadastro da carteirinha do autista. O diferencial é que a validação das solicitações feitas de forma presencial serão concluídas e validadas pelo próprio atendente do Poupatempo, sendo possível a impressão e entrega na mesma hora.


Os atendimentos ocorrerão por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page