top of page

Vagas em curso gratuito de Gastronomia básica estão abertas

Programa Cozinha Escola terá o início das aulas na segunda quinzena de maio.


A cidade de São Paulo é o sétimo melhor destino gastronômico do mundo, de acordo com o ranking divulgado pelo Traveller's Choice, do TripAdvisor, em 2021. Pensando nessa tendência e na retomada econômica que aquece esse mercado, a Prefeitura de São Paulo oferece no mês de maio um curso gratuito de formação básica em gastronomia, do Programa Cozinha Escola, executado pela Fundação Paulistana, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. As aulas acontecem no bairro Aclimação, região central da cidade. Rápida e direcionada, a qualificação ensina aos iniciantes os conceitos e métodos mais comuns dentro da cozinha, como a seleção de ingredientes aos tipos de cortes de alimentos; utilização de equipamentos e utensílios; entre outros. Além disso, os alunos irão aprender receitas com preparo de carnes, ovos, sopas, massas, molhos e introdução à confeitaria.

“A gastronomia é uma das vocações da cidade de São Paulo. Por isso, a Prefeitura abre inscrições para estes cursos com o objetivo de preparar profissionais e impulsionar a retomada econômica. Por meio destas capacitações, vamos gerar oportunidades de trabalho e renda, seja por um emprego formal ou até mesmo com o empreendedorismo e a criação de novos negócios”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. No conteúdo programático, os participantes vão produzir pratos como caldo verde, vinagrete, risoto, polenta, feijão tropeiro, baião de dois e feijoada. Macarrão, tortas, quiches, galinhada, bobó de camarão, estrogonofe, bolo de cenoura e carolinas também fazem parte do cardápio. O curso tem carga horária de 120 horas, e as aulas são ministradas por professores do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), contratada via edital pela Fundação Paulistana. Todos os cursos têm certificado de conclusão. Para participar é necessário ter no mínimo 16 anos e Ensino Fundamental completo até o nono ano. É preciso utilizar calça comprida e sapato fechado durante as aulas práticas. Os participantes também recebem seis horas de conteúdo sobre inserção no mercado de trabalho e geração de renda. Os alunos são orientados a fazer o curso sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, com certificado validado pela Covisa - Coordenação de Vigilância em Saúde, responsável pela vigilância sanitária na cidade de São Paulo, disponível no Portal do Cate.


Sobre o Programa Cozinha Escola


O Programa Cozinha Escola tem a finalidade de promover qualificação profissional gratuita em curto prazo, por meio de cursos, oficinas, workshops e formatos afins. O objetivo é atender às demandas do mercado de trabalho, com foco no desenvolvimento de produtos e de técnicas culinárias, proporcionando rápido o acesso ao mercado, com geração de renda e empreendedorismo.

Desde a criação do programa em 2019, mais de 26,5 mil pessoas se capacitaram na área da gastronomia. “A Fundação Paulistana sempre busca pela qualidade dos cursos, que tenham rápido emprego e geração de renda. Nosso objetivo é levar cursos gratuitos a quem precisa, e assim reduzir as desigualdades sociais”, ressalta a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.


Qualificação profissional gratuita – Gastronomia (Centro) Vagas: 20 Local: Senac Aclimação Endereço: R. Pires da Mota, 838 - Aclimação Inscrições clique aqui. Horário: 13h30 - 17h30 Início das aulas: 16/05 Conclusão: 24/06

Sobre a Fundação Paulistana A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 17 de existência.



SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo Telefones: 3113-8835/ 3113-831 E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br

95 visualizações1 comentário
bottom of page