top of page

Junho lilás


Teste do Pezinho auxilia no diagnóstico precoce de doenças raras em recém-nascidos

No dia 06 de junho é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame gratuito realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e obrigatório por lei, que detecta doenças raras em recém-nascidos, como: anemia falciforme, fibrose cística e hipotireoidismo congênito, que pode causar comprometimento do desenvolvimento físico da criança e deficiência intelectual.

Com o objetivo de chamar a atenção para a data e para a necessidade dos pais ou responsáveis realizaram o teste em seus filhos, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Paulo e a UNISERT (União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal), criaram o Junho Lilás, uma campanha de âmbito nacional com diversas ações que podem melhorar a qualidade de vida das crianças por meio do diagnóstico precoce.


Teste do Pezinho

O Teste do Pezinho deve ser realizado entre as primeiras 72 horas do nascimento e o 5º dia de vida do bebê e consiste na coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido.

O teste faz parte da Triagem Neonatal, que abrange triagem auditiva, ocular, cardíaca e sanguínea. No Brasil, o exame foi implementado em 1976 pela APAE, que ainda hoje realiza 77% dos testes nos bebês nascidos na capital paulista, por meio do SUS.

Em 1992, tornou-se obrigatório no país e, quase uma década depois, o Ministério da Saúde criou por meio da Portaria 822, de 6 de junho de 2001, o Programa Nacional de Triagem Neonatal.

De acordo com o Ministério da Saúde, 2,4 milhões de recém-nascidos são triados por ano no programa. Somente entre 2012 e 2017, mais de 14 milhões de crianças foram triadas, sendo que neste mesmo período foram diagnosticados 17.410 casos de doenças cuja detecção foi possível através da realização do exame.


Rede de Coleta

O teste pode ser realizado nas USFs (Unidades de Saúde da Família), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e maternidades mais próximas. Existem cerca de 22.353 pontos de coleta do SUS em todo o país.


Junho Lilás - A importância do exame

https://youtu.be/kz3yga2pGJ8


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page