• Camilo Cristófaro

Você conhece os patrimônios históricos da cidade de São Paulo?

Atualizado: 18 de Nov de 2019



Casa Bandeirante do Itaim

Construção típica do período colonial brasileiro, localizada no bairro do Itaim Bibi, tombada em 1982 pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT).



Casa do Butantã

Construída por volta da primeira metade do século XVIII, período colonial brasileiro, representa um modelo típico de moradias rurais paulistas com paredes de taipa de pilão. Localizada no bairro do Butantã, possui 350m2 divididos em 12 cômodos e alpendres frontal e posterior. Atualmente, abriga um museu e integra o espaço Praça Monteiro Lobato. Tombada em 1982.



Casa das Rosas

Casarão antigo no estilo clássico francês, localizado na Avenida Paulista, atualmente denominado Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, dedicado a diversas manifestações culturais. Tombado em 1985 pelo CONDEPHAAT.



Casa Mário de Andrade

Imóvel onde viveu Mário de Andrade, um dos principais escritores e intelectuais do Modernismo e da Semana da Arte Moderna no Brasil. Foi projetado por Oscar Americano, no início da década de 1920, situado na rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda.

Atualmente, pertence à Secretaria de Estado da Cultura e, desde 1990, funciona como Oficina da Palavra. Tombada em 1975, pertence à Secretaria de Estado da Cultura.



Casa do Regente Feijó ou Casa do Sítio do Capão

Construção bandeirista, datada dos anos 1600, feita em taipa de pilão, está situada entre os distritos de Água Rasa e Vila Formosa. Tombada em 1987.



Casa do Sítio Tatuapé

Construção bandeirista mais antiga da cidade, datada do século XVII, localizada na rua Guabijú, 49, n o bairro do Tatuapé. Possui seis cômodos e dois sótãos e telhado de duas águas. Tombada em 1951.



Casa do Sítio da Ressaca

Localizada na rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3, Jabaquara, no antigo caminho para Santo Amaro, foi construída em 1719. Atualmente, é sede do acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro. Tombada em 1969.



Casa Modernista à Rua Bahia, 1126

Tombada em 1986



Casa Modernista à Rua Santa Cruz, 325

Tombada em 1987



Casa modernista à Rua Itápolis

Projetada pelo arquiteto ucraniano-brasileiro Gregori Warchavchik , construída ao longo do ano de 1929 e inaugurada em 1930, na rua Itápolis, no bairro do Pacaembu. Considerada uma construção da chamada arquitetura moderna, representou a chegada da filosofia da Semana de Arte Moderna de 1922 à arquitetura brasileira. Tombada em 1986



Casarão da Vila Fortunata

Era uma das mais importantes casas da avenida Paulista, construída em 1903, por Alexandre Honoré Marie Thiollier. Localizado na esquina com a alameda Ministro Rocha Azevedo, foi moradia do intelectual René Thiollier, por 55 anos.



Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, foi Ginásio Brasileiro-Alemão, tradicional escola privada localizada no Morumbi. Devido as suas raízes alemãs, teve que mudar de nome no período da Segunda Guerra Mundial. Tombada em 1979.



Complexo do Antigo Gasômetro

Construção inaugurada em 1890 pela empresa londrina The São Paulo Gás Company. O conjunto está localizado entre as ruas da Figueira e Maria Domitila, na Mooca. Aberto em 1890, foi responsável por produzir gás hidrogênio carbonado utilizado na iluminação pública e doméstica da cidade. O edifício foi tombado pelo CONDEPHAAT, em 2006, e pertence à Companhia de Gás de São Paulo (COMGÁS).



Conjunto Nacional

Centro comercial e edifício que começou a ser construído em 1952, que ocupa uma quadra entre a avenida Paulista, rua Augusta, alameda Santos e rua Padre João Manoel.

Projetado por David Libeskind, foi um dos primeiros edifícios modernos multifuncionais da cidade de São Paulo.



Edifício da Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas

Prédio construído, em 1907, no estilo Art Déco projetado por Julio Micheli localizado na rua Roberto Simonsen, altura do n° 82, Sé. Está atualmente fechado após um incêndio em 2008, foi sede de uma organização de trabalhadores portugueses urbanos, criada em 1981, que promovia serviços médicos e sociais para mais de 20 mil trabalhadores da construção civil e carpintaria. Tombado pelo CONDEPHAAT em 1995.



Edifício do antigo Banco do Estado de São Paulo

Fundado em 1909, o Banco de Crédito Hipotecário e Agrícola de São Paulo (BCHASP) teve sua origem na iniciativa de Jorge Tibiriçá, presidente do Estado de São Paulo. Tombado em 2003.



Edifício Bretagne

Edifício residencial projetado pelo arquiteto João Artacho Jurado, foi construído entre 1955/1958, em Higienópolis e é um marco arquitetônico da cidade de São Paulo por sua planta em L. Tombado em 1995.



Edifício Central do Instituto Adolfo Lutz

Tombado em 1991



Edifício Esther

Tombado em 1990



Edifício Higienópolis

Tomado em 1994



Edifício Louveira

Edifício residencial localizado na esquina da rua Piauí, 1081, com a praça Vilaboim, 144, Higienópolis. Projetado em 1946, pelos arquitetos João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi, é considerado um importante representante da arquitetura moderna na cidade. Tombado em 1992 elo CONDEPHAAT.



Edifício Saldanha Marinho

Primeiro edifício no estilo Art Déco no Brasil, foi projetado pelo arquiteto Elizário da Cunha Bahiana, executado pelo arquiteto Dácio Aguiar de Moraes e concluído em 1933. Localizado na rua Líbero Badaró, 39, Largo do São Francisco, é sede da Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública. Tombado em 1986.



Estação da Luz

Importante estação ferroviária da cidade de São Paulo, projetada por Charles Henry Driver e inaugurada em 1867. Integra a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e está localizada no bairro do Bom Retiro.



Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho

Conhecido como Estádio do Pacaembú e localizado na praça Charles Miller, foi inaugurado na década de 1940. Possui capacidade para 70 mil espectadores, foi um dos principais palcos da Copa do Mundo de 1950 e considerado o mais moderno estádio da América do Sul. Tombado em 1998.



Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Fundada em 1912, pelo médico Arnaldo Vieira de Carvalho, sob o nome Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Está localizada na avenida Doutor Arnaldo, em frente ao Cemitério do Araçá, em Pinheiros. Tombada em 1991.



Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – USP

Fundada em 1948, pelo professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, tornou-se uma das principais representantes da arquitetura modernista do país. Tombada em 1982.



Igreja da Ordem Terceira do Carmo

Também chamada de Capela da Venerável Ordem Terceira do Carmo, foi fundada na segunda metade do século XVII por um grupo de leigos, bandeirantes. A construção atual foi erguida em taipa de pilão entre 1747 e 1758, e abriga um representativo conjunto da arte colonial paulista, onde se destacam as pinturas do teto da capela-mor e do coro, de autoria do mestre ituano Frei Jesuíno do Monte Carmelo, além do altar rococó do século XVII. Tombada em 1992.



Igreja de Santo Antônio

Templo católico localizado na praça do Patriarca foi fundada nas últimas décadas do século XVI, e é considerada uma das mais antigas igrejas remanescentes na cidade, conforme registros.

A arte interior da igreja conserva registros da arte produzida em São Paulo no período colonial. Tombada em 1970.



Igreja de São Miguel

Construída por volta de 1550, é a igreja mais antiga da cidade e foi local de catequização dos índios Guaianazes. Localizada na zona leste da cidade de São Paulo, integra um conjunto de monumentos coloniais.

Foi construída em taipa-de-pilão e possui peças torneadas em jacarandá em seu interior.

Foi um dos primeiros edifícios a ser tombado em pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1938.

Imóvel na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 42



Indústrias Reunidas Fábrica Matarazzo

Companhia Matarazzo S.A. criada, em 1891, pelos irmãos Giuseppe e Luigi, Francesco Matarazzo cria a Foi o maior grupo empresarial da América Latina, que empregou cerca de 6% da população da Grande São Paulo em 350 empresas dos setores químico, têxtil, comercial, bancário e alimentício. Conhecida como Casa das Caldeiras, foi tombada em 1986.



Jardim da Luz

Era originalmente um jardim botânico e foi transformado em jardim e parque público, no final do século XIX. Possui 113.400 m2 e está localizado na Avenida Tiradentes, próximo ao Museu de Arte Sacra. Localizado ao lado da Estação da Luz e da Pinacoteca do estado de São Paulo.



Memorial da América Latina

Conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer, inaugurado em 1989, formado por edifícios dispostos ao longo de duas áreas unidas por uma passarela. É um centro cultural, político e de lazer que possui um acervo permanente de obras de arte e um centro de documentação de arte popular América-latina. Abriga uma biblioteca com 30 mil volumes,. Foi tombado em 1997.



Mercado Municipal de Santo Amaro

Localizado na Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, onde atualmente funciona a Casa da Cultura de Santo Amaro. O Edifício foi tombado pelo CONDEPHAAT em 1972, por ser último exemplar de arquitetura do século XIX na região.



Monumento à Independência do Brasil

Também chamado de Monumento do Ipiranga ou Altar da Pátria, é um conjunto de esculturas produzidas em granito e bronze que integra o Parque da Independência, onde se localizam, também, o Museu do Ipiranga e a Casa do Grito. Trata-se de um local histórico onde D. Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil do Reino de Portugal, em 1822.

Inaugurado em 1922, ainda incompleto, foi finalizado quatro anos mais tarde. Tombado em 1975.



Museu de Arte de São Paulo

Conhecido como MASP, é um edifício projetado por Lina Bo Bardi foi inaugurado em 1947 e está localizado na Avenida Paulista, outro famoso cartão postal da cidade de São Paulo. Possui na mais importante coleção de arte ocidental da América Latina e Hemisfério Sul. Tombado em 1982.



Parque da Aclimação

Inaugurado em 1939, é uma área pública de lazer que possui uma área de 112 mil metros quadrados . Foi sede do primeiro zoológico da cidade e tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, em 1986.

Recebe de cinco a sete mil pessoas nos fins de semana, abriga um lago de cerca de 70 mil metros cúbicos de água, jardim japonês com espelho d’água, concha acústica, playgrounds, aparelhos de ginástica, pista de cooper, caminhada, campos de futebol, basquete e voleibol. Tombado em 1986.



Parque da Água Branca – Parque Fernando Costa

Localizado no bairro da Água Branca, possui 136.765.41 , e fica na Avenida Francisco Matarazzo. Começou a ser formado em 1095, atualmente, abriga o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e o FUSSESP (antigo Fundo de Assistência Social do Palácio do Governo).



Parque Ibirapuera

Localizado entre as avenidas República do Líbano e Pedro Álvares Cabral, foi inaugurado em 1954, e possui 158 hectares. Os jardins do parque foram desenhados pelo paisagista Otávio Augusto Teixeira Mendes. As construções históricas, marquise, auditório e pavilhões que abrigam os museus foram concebidas pelo arquiteto Oscar Niemeyer.


Os visitantes do Parque encontram diversos atrativos como infraestrutura para caminhadas e ciclovia, aparelhos para ginástica, quadra, playground, além de esculturas, monumentos históricos e jardins.



Parque da Independência

Local onde D. Pedro I declarou o Brasil independente de Portugal, abriga o Museu do Ipiranga, inaugurado em 1822, inicialmente, como museu de História Natural e, mais tarde, adquiriu caráter histórico.


Em 1969, foi integrado ao Parque da Independência, composto pelo Monumento à Independência e a Casa do Grito.


A grande área verde é o diferencial do Parque de estilo da Neorrenascença, que possui um jardim em estilo francês inspirado no jardim de Versailles que une o o Museu Paulista e o Monumento à Independência aos outros edifícios existentes no local, como o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.


Em frente ao Museu há uma fonte com chafarizes, construído em 1922 para o Centenário da Independência.



Parque Tenente Siqueira Campos

Conhecido como Parque do Trianon ou Parque Trianon, foi projetado pelo paisagista francês Paul Villon, e inaugurado em 1892, um ano após a abertura da avenida Paulista. O nome foi inspirado no Clube Trianon, aberto em 1953 e localizado em frente ao parque, onde hoje existe o Museu de Artes de São Paulo.


O nome oficial foi dado em homenagem ao militar e político brasileiro que participou da Revolta Tenentista em 1924 e tem a assinatura do paisagista Burle Marx e do arquiteto Clóvis Olga.

O piso das pistas e trilhas diferencia o Trianon de outros parques por ser formado por pedras portuguesas. Conta com locais para recreação infantil, aparelhos de ginástica, sanitários públicos e centro administrativo.


Possui outros atrativos como a Trilha do Fauno, um caminho com 600 metros que conecta a Avenida Paulista à Alameda Santos, onde é possível encontrar duas estátuas: Fauno, de Vítor Brecheret, e Aretusa, de Francisco Leopoldo e Silva. Na entrada do parque é possível visualizar uma obra em mármore de Luigi Brizzollara, a qual representa Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera.



Pinacoteca do Estado de São Paulo

O edifício foi construído em 1900, e está localizado em frente ao Parque da Luz, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios.

É o museu de arte mais antigo da cidade, inaugurado em 1905, e regulamentado como museu público em 1911.


Conhecida como Pina, administra o espaço denominado Estação Pinacoteca, instalada no antigo edifício do DOPS, a Biblioteca Walter Wey e o Centro de Documentação e Memória da instituição.


Abriga mais de 10 mil peças de arte brasileira dos séculos XIX e XX. O projeto do edifício ficou a cargo do escritório do próprio Ramos de Azevedo, que o concebeu em colaboração com Domiziano Rossi.


Sino da Independência do Brasil

Está instalado no campanário da Igreja São Geraldo, Pertenceu à Catedral da Sé e é apelidado de Bronze Velho.

Foi fundido em bronze por Francisco Chagas Sampaio, é misturado a 18 kg de ouro, com uma altura de 1,75 m por 1,70 m de diâmetro, pesando em torno de 2.250 kg. No sino estão gravados o nome do autor, as armas do Reino de Portugal e trecho do salmo 150 .


Solar da Marquesa de Santos

Localizado onde a cidade de São Paulo nasceu, próximo ao Pátio do Colégio, é um raro exemplo de residência do século XVIII.


Possui algumas das características originais da construção, como as paredes de taipa de pilão e algumas estruturas de concreto e alvenaria de tijolos. O Solar é composto por um edifício principal de dois pavimentos na Rua Roberto Simonsen e possui também anexos com cinco pavimentos voltados para a Rua Bittencourt Rodrigues.


Ao voltar do Rio de Janeiro e após o término de suas relações com D. Pedro I, Maria Domitilla de Castro e Melo, a Marquesa de Santos, adquire da herdeira do Brigadeiro a casa nº 3 da Rua do Carmo. Por conta das famosas festas, saraus e bailes realizados pela Marquesa, a residência passou a ser chamado de Palacete do Carmo, e ficou conhecido como um dos mais aristocráticos imóveis paulistas.


Theatro Municipal de São Paulo

Localizado na Praça Ramos de Azevedo no centro da cidade de São Paulo, foi inaugurado em 1911, com estilo arquitetônico inspirado na Ópera de Paris. Foi palco da Semana de Arte Moderna, marco inicial do Modernismo no Brasil.


É considerado o palco de maior respeito do país por onde se apresentam as melhores e maiores produções líricas, com capacidade para receber mais de 1.500 pessoas.


A arquitetura do Theatro combina os estilos Renascentista, Barroco do setecentos e Art Nouveau, e é estruturado em quatro corpos: a fachada, composta pelo vestíbulo, o salão de entrada e a escadaria nobre; o central, no qual encontra-se a sala de espetáculos; o palco; e, por fim, o ambiente onde estão localizados os camarins.


Theatro São Pedro

Localizado na rua Albuquerque Lins, 207, nos Campos Elísios, foi inaugurado em 1917, como o mais moderno e luxuoso da cidade,com a apresentação das peças A Moreninha e O Escravo de Lúcifer.


O edifício em estilo eclético, foi projetado por Augusto Bernardelli Marchesine, possui capacidade para 636 espectadores.


Tendal da Lapa

Conjunto arquitetônico localizado o bairro da Lapa, possui traços da arquitetura decó muito comum durante as décadas de 1930 e 1940 nas construções industriais. O edifício foi tombado em junho de 2007








0 visualização
fale comigo

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

PALÁCIO ANCHIETA

Viaduto Jacareí, 100 - 4° andar, Sala 404

São Paulo, SP - 01319-900

​​WhatsApp: (11) 9860-40400

camilocristofaro40400@gmail.com

  • Facebook Vereador Camilo Cristófaro
  • Instagram Vereador Camilo Cristófaro
  • YouTube Vereador Camilo Cristófaro
  • Twitter Vereador Camilo Cristófaro