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Guia de Serviços - Segurança

Informações de serviços para pessoas com deficiência no município de São Paulo


  1. Como funciona o Disque Direitos Humanos (Disque 100)? O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, inclusi­ve sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100. O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos, uma vez que atende também graves situações de violação que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, e acionam os órgãos competentes, possibili­tando o flagrante. Vale destacar que o Disque 100 recebe denúncias anôni­mas e fornece número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento da sua denúncia.

  2. Como funciona o Disque Denúncia (Disque 181)? Assim como o Disque Direitos Humanos, o Disque Denúncia 181 funciona 24 horas, durante todos os dias da semana. Para realizar uma denúncia de violação de direitos, basta discar gratuitamente para o número 181 de qualquer telefone. As denúncias podem ser feitas de modo anônimo. Para saber so­bre o andamento das denúncias, basta informar ao atenden­te a senha fornecida na primeira ligação. Há também a possibilidade de fazer a denúncia via inter­net, pelo site: https://webdenuncia.org.br/. As denúncias po­dem ser feitas de modo anônimo e através de qualquer com­putador, tablet ou celular (com internet). Esses dois canais de denúncia são geridos pelo Instituto São Paulo Contra a Violência e funciona com base em um convênio firmado com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.

  3. Você sabia? Existe uma Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência na cidade de São Paulo A Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo (DPPD) foi criada em 2014 e tem como objetivos prevenir e investigar crimes contra a pessoa com deficiência, além de receber, concentrar e difundir dados sobre violência contra este público, e ainda criar procedimentos de orientação para o aten­dimento de pessoas com deficiência em outras delega­cias do estado. Além da equipe policial, a DPPD conta com os servi­ços de um Centro de Apoio Técnico, com equipe mul­tidisciplinar formada por outros profissionais, como psicólogos, assistentes sociais, intérpretes de Libras, sociólogo e técnico em Tecnologia Assistiva. Endereço: Rua Brigadeiro Tobias, 527, São Paulo - SP (próximo ao metrô Luz). Tel.: (11) 3311-3380/ 3383. Atendimento: segunda a sexta-feira. Horário: das 9h às 18h.





Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Rua Líbero Badaró, 425 - 32º andar - Centro Atendimento Presencial

Segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h.

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